Está aqui

Mais de uma centena de empresas com financiamento nas linhas PME Investe do QREN

Mais de uma centena de empresas algarvias já beneficiaram de financiamentos nas linhas PME Investe I e II num volume global de 39 milhões de euros (*), crédito que tem sido utilizado para obter financiamento de investimentos e para cobrir necessidades de tesouraria PME, mas o Algarve dispõe ainda de plafond para utilizar até Abril.

O programa resulta de um protocolo celebrado entre a banca, a autoridade de gestão do QREN e o Programa Operacional PO Algarve 21 e tem sido utilizada pelo tecido empresarial do Algarve em distintos sectores como o Turismo, Comércio, Indústria, Construção e Serviços.

Apesar de estar em vigor a segunda linha de crédito financiada por verbas de Bruxelas, a PME INVESTE II está disponível desde 12 de Janeiro deste ano uma nova linha a PME III que permite às empresas o reforço de capitais permanentes a ser aplicado em investimentos de capital fixo e fundo de maneio.

Esta linha está repartida por três “gavetas” distintas: exportação/internacionalização, novos investimentos hoteleiros e micro e pequenas empresas e apresenta condições diferentes das duas primeiras. A taxa Euribor será igual à praticada pela banca, que se financia a Euribor, mais 1% para a exportação e mais 1,5% para o turismo. Só as microempresas terão direito a uma redução de 0,25 pontos percentuais da Euribor. Outra das novidades desta nova linha é que pode ser acumulada com as outras, ou seja as empresas que já foram apoiadas podem voltar a sê-lo.